Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Projetos do Berçário

Objetivos

Objetivos de ensino

©       Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem, através de atividades diferenciadas e enriquecedoras na área da literatura infantil, com a utilização de recursos e técnicas de narração de histórias variadas, estimulando o hábito pela leitura, a criatividade, o lúdico, o faz de conta e a imaginação;

©       Compreender os desejos e necessidades das crianças, propiciando um ambiente tranqüilo e aconchegante;

©       Propiciar canções musicais variadas;

©       Possibilitar o uso de diversos tipos de materiais a fim de desenvolver a criatividade, a imaginação e a coordenação motora;

©       Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.


Objetivos de aprendizagem

©       Interessar-se por leitura de histórias;

©       Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;

©       Desenvolver a linguagem oral;

©       Explorar o esquema corporal;

©       Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);

©       Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;

©       Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;

©       Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;

©       Participar de atividades que integrem músicas e histórias;

©       Desenvolver o gosto por histórias, estimulando a imaginação, o lúdico e o faz-de-conta;

©       Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.);

©       Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;

©       Desenvolver a percepção visual e auditiva;

©       Desenvolver a motricidade fina e ampla;

©       Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;

©       Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, iniciando o contato com formas diversas de expressão artística;

©       Explorar materiais de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das formas geométricas);

©       Participar de atividades de contato com a natureza.

Procedimentos/ Atividades

Histórias narradas.

 Teatros de fantoches e dedoches.

 Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.

 Livros de pano, papel e borracha.

 Brincadeiras de roda cantada.

 Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.

 Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.

 CD de músicas de vários ritmos.

 DVD musical.

 Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, horta, etc.

 Atividades com tintas, pincel atômico, giz,etc.

Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.

 Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.

 Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
Contato com a natureza e seus elementos.

Explorar o tapete das formas geométricas .

 Culinárias.

Piquenique.
Brincar com fantasias.

0 comentários:

Postar um comentário