Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Projeto: Adeus, fraldinhas!


Justificativa:

Com o início da retirada das fraldas, vêm muitas dúvidas e preocupações por parte de pais e educadoras, para amenizar as angústias e as inseguranças elaboramos este projeto, com o objetivo maior de proporcionar um ambiente seguro, tranquilo, agradável e acolhedor para os alunos, desenvolvendo atividades lúdicas que auxiliem no processo de aprendizado sobre o uso do penico e o controle dos esfíncteres. O mais importante é que esse aprendizado seja feito de maneira gradual, sem pressa e com a parceria das famílias.

Para que haja a parceria das famílias realizaremos uma reunião de pais, para que sejam feitas as combinações necessárias e tirar algumas dúvidas.

“O desfralde é uma etapa do crescimento tão importante quanto engatinhar, andar, falar. É importante que a criança sinta-se bem confortável.”. (Gênios de fraldas, 2003).

Sabemos que durante esse período de aprendizado sobre a retirada das fraldas, teremos que nos dedicar exclusivamente a essa tarefa e que tomará grande parte do nosso tempo em sala de aula, com isso teremos um pouco de dificuldade em realizar outras atividades, portanto nesse período será dedicado a esse aprendizado.

Objetivos:

1. De Ensino
           Proporcionar aos alunos atividades lúdicas e prazerosas de aprendizagem relacionadas ao uso do penico e controle dos esfíncteres, para que sintam segurança e tranqüilidade no abandono das fraldas;
         Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral.

          Proporcionar a familiarização com elementos espaciais, cores e números, através de histórias, contos, músicas, jogos e brincadeiras.

         Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.

2 De Aprendizagem

     Iniciar o treino da retirada de fraldas com alunos maiores de 2 anos de idade;
     Desenvolver a autonomia na higiene pessoal, com a alimentação, com o uso do penico e na escolha dos brinquedos e brincadeiras;
     Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
    Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada como forma de apreender, socializar-se e interagir;
    Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora;
   Ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção musical, através de teatros, brincadeiras, rodas cantadas, imitações, fantasias.
   Estabelecer relação entre os objetos e seu uso;
   Incentivar o cuidado e a higiene com o corpo;
  Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
Conteúdos:

 1 Sócio afetivo:
Integração, socialização;
Comunicação;
Afetividade;
Auto-estima;
Segurança, tranquilidade.
2 Movimento:
Brincadeiras com o corpo (saltar, correr, pular, etc);
Brincadeiras em grupo.

3 Música:
     Músicas cantadas.
4 Artes Visuais:
     Manipulação de diferentes materiais.

5 Linguagem Oral e Escrita:
    Narração de diferentes histórias;
    Utilização de fantoches;
    Conversas e estimulação da fala.

6 Natureza e Sociedade:
   Cuidado com o corpo, higiene;
   Exploração dos ambientes da escola.

7 Matemática
    Cores;
    Formas.

Procedimentos/atividades:
Músicas cantadas;
CD de músicas. (Música: O funk do xixi)
DVD: A Galinha Pintadinha 2.
Histórias;
Teatro de fantoches;
Manuseio de livros e revistas;
 Massinha de modelar;
Desenho livre;
Jogos de encaixe;
Brincadeiras variadas;
Apresentação das cores;
Apresentação das formas;
Imitar os animais;
Conhecimento do penico;
Brincadeiras com o penico;
Brinquedo livre;
Vivências livres e dirigidas no pátio e saguão;
Brincadeiras de roda cantada.

0 comentários:

Postar um comentário