Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Projeto: Adaptação: colinho, carinho e muita diversão







Justificativa: Com o novo ano letivo que começa, dá-se início a readaptação dos alunos que já frequentavam a escola e também a adaptação dos alunos novos. São muitas as novidades: professoras, sala de aula, colegas novos, etc. E para fazermos desse período o mais agradável possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte das educadoras, sendo muito importante o entendimento sobre o que é adaptação e como se dá esse período de tantos desafios.

“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)

“Como adaptação e separação caminham juntas, o ingresso na escola tende a gerar ansiedade. Assim é importante que este período se organize de forma gradual, com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos que ingressam na escola, para que esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos”. (Luciana Wolker da Silva)
Nesse sentido, consideramos importantíssima a parceria e a interação família/ escola para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação.
Sabemos que a confiança e a segurança dos pais vão sendo construídas à medida em que vão conhecendo as educadoras e o seu trabalho, por isso desejamos que esse período seja de muita parceria, compreensão, carinho e confiança.

Objetivos
1 Objetivos de ensino
  • Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
  • Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
  • Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades dos alunos para que sejam feitos os registros e diagnósticos de cada aluno;
  • Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
2 Objetivos de aprendizagem
·        Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
·        Desenvolver a autonomia durante as refeições e na escolha dos brinquedos que lhe agradam;
  • Interessar-se por leitura de histórias;
  • Apresentar procedimentos de contato com os livros;
  • Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
  • Desenvolver a linguagem oral e corporal;
  • Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
  • Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora;
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
  • Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
  • Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.);
  • Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;
  • Desenvolver a percepção visual e auditiva;
  • Desenvolver a motricidade fina e ampla;
  • Promover a integração família e escola;
  • Explorar materiais de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das formas geométricas);
  • Conhecer a escola, seus espaços, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro.
 Conteúdos
1 Sócio Afetivo
·        Integração, socialização
·        Comunicação
·        Afetividade (vínculo)
·        Auto-estima
·         Autonomia

2 Música
  • Canções variadas
3 Movimento
  • Equilíbrio e coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar

4 Artes Visuais
  • Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc.
  • Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc.
5 Linguagem oral e escrita
  • Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos.
  • Narração de histórias;
  • Estimulação da fala, sons e balbucios.
6. Natureza e sociedade
  • Conhecimento do corpo.
  • Manuseio de sucatas.
7. Matemática
  • Conhecer e explorar as formas geométricas.
Procedimentos/ Atividades
  • Histórias narradas.
  • Teatros de fantoches e dedoches.
  • Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
  • Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
  • Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
  • CD de músicas de vários ritmos.
  • DVD musical.
  • Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
  • Brinquedoteca e sala de leitura;
  • Atividades com tintas, pincel atômico, giz,etc.
  • Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
  • Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
  • Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
  • Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).
  • Culinárias.
  • Piquenique.
  • Brincar com fantasias.
Cronograma de Atividades
 Planilha I – Atividades semanais:
Avaliação
 Avaliação do aluno:
 Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança. Será feita uma avaliação da turma com base nos registros feitos ao longo do projeto, que fará parte do relatório avaliativo do semestre.

0 comentários:

Postar um comentário